Nossa Educação

Ensino Fundamental

O portal. Nada fica para trás. A infância vivida plenamente acompanha a criança para o outro lado: o brincar, as cantigas, as histórias, o trabalho humano, o cuidado, o olhar atento a cada individualidade. Do outro lado a possibilidade de desvendar o mundo pelo universo das letras, dos saberes que a humanidade guarda em seu baú. Um baú aberto pelo olhar do professor e da professora. Mas também por todos aqueles que transitam por esta aldeia nomeada de Relicário de Luz.

Uma aldeia onde os saberes dialogam, se relacionam e são vivenciados intensamente, independentemente da lupa, do óculos em que se escolha para olhar para o mundo: a botânica, as línguas, a matemática, a literatura ou outra mais. Não um aprendizado que acontece apenas pelo viés da razão, transformado em algo morto, desprovido de vitalidade, separado em caixinhas.

Ao acender uma fogueira encontro as leis da termodinâmica. E no fogo há poesia, ou até mesmo um caminho histórico de desenvolvimento da humanidade. É caminhando na mata que encontro a botânica. Ou a geografia do ambiente, a literatura com uma história imaginada ali, ou a tão conhecida educação física, a educação que se propõe ao movimento. As palavras que ressoam diferentemente em cada língua, ou com cada som entoado numa cantiga, ou com diversas expressões numa peça de teatro.  Em cada som as notas musicais e seus enigmas da matemática e da física. Encontrados também nas construções, nas profissões arquetípicas (primordiais), como a costura e a marcenaria. Ou estamos aqui falando também da geometria.


Os saberes são um vasto universo e podem ser desvelados em todo lugar. E há diversas maneiras de apreendê-lo. Nesta vila tudo o que acontece é com o intuito de aguçar o olhar do educador e da criança, despertando o encantamento pelo mundo que as cerca e pelo seu próprio mundo, de forma viva e intensa. A criança sente-se parte do mundo e é impelida a desvendá-lo, transformá-lo, reinventá-lo. Com suas próprias mãos. De maneira autônoma e livre. É o que fazem os cientistas, os artistas, os empreendedores.

 

Atualmente temos um grupo de crianças de seis, sete e oito anos que ingressaram no ensino fundamental.

(47) 3464-1074 / 99990-7712. Rua Comandante Paulo Serra. Costa e Silva. Joinville/SC

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger