top of page

Nossa Educação

Educação Infantil

Um refúgio acolhedor e harmônico, que nos remete arquetipicamente (como imagem que vive em nós) até a casa de nossos avós. Assim é o Relicário de Luz, que protege a infância e permite que as infâncias (em suas mais diversas manifestações) sejam vividas plenamente. Nesse lugar encantado tem sempre fruta fresquinha e a alimentação é integral e orgânica. 

A voz humana que expressa a nossa individualidade faz ressoar antigas cantigas pelo Relicário. Volta e meia uma ciranda. E ao final da manhã uma história contada ao pé do ouvido. E a nossa história da humanidade, a nossa cultura dita popular é aqui expressa, manifesta.

Ali o brincar viceja espontaneamente. Sem interferências, induções, num ato livre de criação. A imaginação que pulsa na criança a leva a desvendar a si mesma e ao mundo. As crianças são ouvidas e respeitadas, em seu tempo, em sua individualidade, em sua história única. Não há pressa e nem antecipação. 

Os adultos estão à trabalhar, transformando o mundo com as suas mãos: preparando o alimento, cuidando do quintal, consertando os brinquedos, limpando, organizando, costurando. E as crianças podem sempre ajudar. E elas se aproximam, olham e se dispõe a participar.


Há também os momentos em que as mãos se movimentam artisticamente: ao percorrer um instrumento musical, com o corpo bailando ao som de uma bela canção, ao possibilitar o encontro das cores criando no papel em branco diferentes paisagens.

As mãos. Ah as mãos! A nossa potência, o que trazemos de habilidade, o que há de mais precioso, os nossos saberes, transformando-se através das mãos em algo vivo diante das crianças.  

"É preciso uma aldeia inteira para se educar uma criança", diz um dito popular africano. No Relicário esta vila é tecida por todos, independentemente da função exercida diante da criança: professor, professora,  materneira, jardineira, pai, mãe, cuidador, padrinho, madrinha, avô, avó e os chamados de colaboradores, que tem um papel fundamental no espaço educacional: o senhor que conserta e constrói, a senhora que deixa o ambiente limpo e organizado, o homem que cuida da horta e do quintal. Todos somos educadores. Uma vila que dialoga, que troca impressões, que estuda, que almeja a inteireza do ser, que se dispõe a se olhar e transformar-se em prol da educação das crianças. 

 

Recebemos crianças de um até seis anos, no maternal e jardim de infância. Há três grupos com idades diferentes, de um e dois anos, de dois até quatro anos, e de quatro até seis anos. Em alguns momentos as crianças tem a oportunidade de estarem juntas: no brincar diário, na caminhada matinal, ou em outros momentos que forem necessários. Como numa vila onde as crianças de diferentes idades se encontram e fazem o que é da criança: brincar.

IMG_7431.JPG
IMG_1951.JPG
IMG_6305.JPG
IMG_9598.JPG
bottom of page